Oque é Psicologia Positiva
Com que frequência você procura olhar para o lado positivo das coisas, ao invés de se voltar apenas às dificuldades? Por que não destinar seu foco às suas habilidades de construir um novo futuro? É justamente esse o foco da psicologia positiva: amplo movimento na psicologia que abraça estudos científicos dos temas relacionados a um viver com mais qualidade e maior sentido. Ela surgiu na década de 90, desenvolvida pelo psicólogo Martin Seligman – então presidente da Associação Americana de Psicologia
(APA) na época.
A psicologia positiva surgiu da ideia de que, ao contrário da psicologia tradicional que procura entender o que existe de errado com as pessoas, precisamos enxergar o que há de melhor nelas. Segundo Seligman, “Precisamos olhar para o que dá certo nas pessoas”. Dentro da psicologia positiva, temos a Teoria do Bem Estar, também desenvolvido por Seligman. Essa teoria descreve os seis principais elementos do florescimento pessoal, pelo modelo PERMA- V :
Positive Emotions – Emoções Positivas Engaggement and Flow – Engajamento e Fluidez Relationships – Relacionamentos Sociais Positivos Meaning and Purpose – Significado e Propósito Accomplishment – Realização, Persistência, Metas
Vitality - Vitalidade - Saúde
Cada um desses 6 elementos tem uma finalidade específica que iremos explicar logo a seguir:
Emoções Positivas:
Ter emoções positivas nos leva a estimular e explorar novos conhecimentos. É fundamental que vivamos com alegria e com prazer intensamente, por estes serem sentimentos transitórios.
Engajamento:
É fundamental estarmos engajados em algo que nos motiva e nos faz crescer, utilizando todos os nossos sentidos em alguma ocupação, ou seja, nos envolvendo conscientemente.
Relacionamentos Sociais Positivos:
Construção de bons relacionamentos no meio familiar e profissional, nos dando uma grande sensação de apoio e conexão. Quanto mais felizes, mais sociáveis também nos tornamos, e vice-versa.
Significado e Propósito:
Com certeza este é um dos fatores mais difíceis, pois, segundo Seligman, estamos nos conectando com “algo maior do que nós mesmos”. Justamente por isso questões de Espiritualidade e Contribuição Social podem surgir como diferencial para pessoas com maior desempenho e felicidade. Temos que conseguir realizar o nosso propósito de vida.
Realização, Persistência, Metas:
Nesse fator, temos que realizar com persistência todas as nossas metas. Isso nos trará uma maior sensação de autoconfiança, o que nos leva diretamente a sensação de felicidade, gerando assim um bom ciclo.
Vitalidade
A Vitalidade, ou Saúde, já era conhecida na ciência como um importante elemento de promoção do bem-estar. Dentro da Psicologia Positiva, ela já havia sido estudada por outros pesquisadores, inclusive já fazia parte do acrônimo SPIRE, criado por Tal-Ben-Sh ênfase a 3 aspectos:
dormir bem, comer melhor, movimentar-se.
Infelizmente, por se tratar apenas da “melhor parte” de nós, a psicologia positiva pode ser vista apenas como um método de autoajuda, quando na realidade não é bem assim. Por ser psicologia positiva, também é psicologia, ou seja, é uma ciência, que também é baseada em fatos e pesquisas.
E só apenas com pesquisas que este ramo tem conseguido avançar na descoberta de melhores meios de buscar a felicidade.
Talvez, o que é realmente necessário na psicologia positiva é deixar claro a importância de se trabalhar o amor próprio. E isso conseguimos com simples coisas do nosso dia a dia, como se exercitar, por exemplo. Refletir os nossos objetivos de vida e metas diárias, relaxar, ser menos pessimista e aprender a ver o lado bom das coisas. Fazer coisas significativas para nós mesmos e para pessoas próximas.
Commentaires