top of page
Foto do escritorAlessandra Aragão

A Última Volta na Volta

SOBRE SE PREPARAR PARA ENCERRAR CICLOS


Em 2020 ao completar 50 anos fiz minha inscrição para a Volta Internacional da Pampulha com o objetivo de me despedir de provas de longas distâncias.

Comecei a correr na X Volta Internacional da Pampulha, e por isso , por simbologia queria terminar por ela, fechar o ciclo .



De 2008 até aqui foram várias provas nacionais e internacionais, dezenas de medalhas e muito aprendizado . Foi incrível conhecer pessoas, lugares e culturas através da corrida.


O esporte me ensinou muito ao longo de todos estes anos e continuamente reforça seus aprendizados . É necessário disciplina, foco, persistência, humildade resiliência , força de vontade, domínio emocional, autoconfiança e acima de tudo me conhecer muito, profundamente, verdadeiramente.


Estava sentindo que o corpo pedia uma atenção especial: diminuir o ritmo. Comecei a ter uma lesão aqui outra ali, terminava as provas com dores e cansaço. O corpo me dizia: “oi ,olhe para mim, me escuta”.

Para dar uma ideia de volume de treino para quem não é corredor, normalmente treinamos em torno de 100Km nos últimos 30 dias que antecedem a prova.


Em 2020 estava em forma física, mental e espiritual , pronta para chegar em dezembro e cumprir meu objetivo. Porém, apareceu um vírus invisível aos nossos olhos e a nossa capacidade de previsão de suas consequências (seu tamanho é mil vezes menor que uma das trilhões de células que possuímos ). E sim amigos este vírus mudou as nossas vidas, nossos hábitos, nossos sonhos e pôs fim naquele momento à realização da prova . Tudo estava cancelado e em suspenso naquele instante. Os meses seguintes foram me desestabilizando, havia iniciado uma consultoria que não resistiu ao fechamento do comércio, academia fechada, treinos alterados, meu peso subiu 14 Kg, meu pai adoeceu e se foi e como ele, tantos sonhos.

De lá para cá foi um recomeço, era preciso dar pernas para os meus sonhos, tirá-los da mente e colocá-los em prática. Precisava fazer acontecer os sonhos que ainda faziam sentido para mim, entre eles a Volta Internacional da Pampulha.





Transferi minha inscrição para a 23ª volta e retomei o objetivo.

Utilizei o aprendizado que o esporte nos dá quando após uma derrota ainda temos jogos pela frente, estipulei metas e prazos, era preciso recuperar a força, a forma física, a disciplina.





E foi isso que fiz; intensifiquei a meditação diária para fortalecer a mente, controlei a alimentação para dispensar os 14Kg adquiridos, retomei os treinos e autoconfiança.



Agora aqui estamos na 23ª Volta Internacional da Pampulha , 11 de dezembro de 2023, finalizando este ciclo.


Dizer que é fácil, não é. Que não dá um nó na garganta, claro que dá. Que o coração não aperta, aperta. Finalizar ciclos, encerrar etapas, processos não é uma tarefa fácil.

Mesmo me preparando para este momento, é difícil .



Me perguntei por diversas vezes, será que é possível nos preparemos para fechar ciclos?

Sim, hoje respondo que embora difícil, sim é possível nos prepararmos para encerrar os ciclos.


Agradeço a todos que tive a oportunidade de cruzar por estes km do Brasil e Mundo a fora, e alguns suportes que foram fundamentais para o meu desenvolvimento, permitindo que eu chegasse até onde desejei ir.

Preciso nomeá-los , sem eles não teria chegado tão longe: @minasteniclube com seu grupo de corrida , Marcelo Titio, Ormy, Asmar e @clubeendorfina Dri , Rodrigo e sua equipe extraordinária, que me ensinaram a treinar, ter disciplina e foco, planejar cada prova, @felipe perdigão fisioterapeuta impecável em sua capacidade de me recuperar de cada lesão , @brunojustinopersonal que desenvolveu a planilha de corrida perfeita para este momento, @neilamodelar nas massagens auxiliando os pós treino,@euh_elias que adaptou os treinos da musculação, @yannb na nutrição dando dicas dos alimentos e suplementos, @medidacerta junto a TV Globo Minas que apoiaram nosso grupo de corrida por vários anos, e aos meus companheiros de equipe , que juntos tornamos tudo mais divertido.

Um agradecimento especial para os meus filhos @yan.nb e @thiago_barbosa7 que me apoiaram, incentivaram e compreenderam minha ausência para que pudesse me dedicar às provas e viagens, e ao meu companheiro @ricostamg pelo seu apoio incondicional aos meus sonhos!





“ Não coloque limites em nada. Quanto mais você sonha, mais longe chega.” Michael Phelps




Comentários


bottom of page